Fotografia do Curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho
Fotógrafo quer encontrar garota que capturou com sua lente nas ruas de Londres em 1960
O fotógrafo norte-americano Bruce Davidson não consegue tirar uma memória de sua cabeça: uma garota segurando um gato. A fotografia foi registrada por ele enquanto ia a um show em Londres em 1960. A garota com cabelos curtos e olhar inocente foi convencida por Davinson a posar para sua câmera carregando um saco de dormir nos ombros e um filhote de gato nas mãos. Mas o fotógrafo nunca perguntou o nome da “musa”.
Mais de cinquenta anos depois, Davinson, que entrou para o hall dos fotodocumentaristas mais conhecidos do mundo, trabalhou na revista Life e na Agência Magnum, quer saber quem foi a garota que capturou com suas lentes. O jornal britânicoDaily Mail está colaborando com a busca.
Fonte: Revista Galileu
Foto produzida em estúdio em caixa de acrílico leitoso. Luz de fundo, hazy 50X50 cm, uma luz frontal com sombrinha translúcida e rebatedor dourado. Planejamento gráfico em publicidade,
prof. Fernando Esberard.
Sebastião Salgado, Brasileiro, radicado na França, Salgado é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Nos anos 80 e 90 publica grandes fotorreportagens de denúncia social, em livros como Sahel: l'Homme en Détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997) e Êxodo (2000) .
No livro, Luiz Garrido, um dos maiores especialistas em retratos do Brasil, apresenta seus segredos, técnicas e truques para fazer retratos de personagens e de beleza, conhecimento desenvolvido após anos de trabalho para revistas como Vogue, Elle, Playboy, entre outras. A obra ensina como iluminar bem a cena e extrair em cada retrato a alma de cada personagem. O autor conta como fez os retratos de 26 personalidades famosas do país, como Tom Jobim, Pedro Bial, Faustão, Oscar Niemeyer, Lula e Jô Soares.