Fotografia do Curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho

terça-feira, 22 de março de 2011

Light Painting - Pintando com luz

A técnica de light painting (pintar com luz) para ser feita necessita de algumas lanternas, que servirão como pincéis, e também uma câmera fotográfica que permita o ajuste de um longo tempo de exposição, algo em torno de dez segundos.

Essa prática fotográfica permite aos alunos entender o processo de gravação de luz e, ao mesmo tempo, trabalhar o conceito de velocidades baixas do obturador.



Com diferentes lanternas atuando na mesma gravacão de imagem podemos iluminar as pessoas ou objetos na foto e também permitir que o trajeto de luz seja marcado, possibilitando a escrita ou qualquer tipo de desenho. Na foto acima, o aluno escreveu o código da disciplina Introdução à Fotografia - COS 764.

Na foto abaixo, foi marcado o contorno do corpo da aluna com uma lanterna de luz mais esbranquiçada, enquanto outra lanterna de luz mais amarela iluminava o corpo da aluna. Os modelos têm que ficar bastante quietos para que sua imagem não saia borrada.


Esta técnica também permite que a mesma pessoa seja iluminada em diferentes lugares do enquadramento propiciando uma múltipla exposição.


Com criatividade e imaginação, pode-se chegar a outros resultados e experimentar outras fontes de luz como isqueiros, laser point, luzes coloridas, etc.

Um comentário:

  1. http://farm6.static.flickr.com/5069/5633264508_85a7f6eebc.jpg

    Usei o meu flash e o flash estrobo lateral da casa de shows para fazer essas duas imagens. Seguem os exifs:

    Câmera Canon EOS Kiss F
    Exposição 0.6
    Abertura f/5.0
    Distância focal 110 mm
    ISO 800
    Compensação de exposição 0 EV
    Flash On, Fired

    ResponderExcluir