Essa prática fotográfica permite aos alunos entender o processo de gravação de luz e, ao mesmo tempo, trabalhar o conceito de velocidades baixas do obturador.
Com diferentes lanternas atuando na mesma gravacão de imagem podemos iluminar as pessoas ou objetos na foto e também permitir que o trajeto de luz seja marcado, possibilitando a escrita ou qualquer tipo de desenho. Na foto acima, o aluno escreveu o código da disciplina Introdução à Fotografia - COS 764.
Na foto abaixo, foi marcado o contorno do corpo da aluna com uma lanterna de luz mais esbranquiçada, enquanto outra lanterna de luz mais amarela iluminava o corpo da aluna. Os modelos têm que ficar bastante quietos para que sua imagem não saia borrada.
Esta técnica também permite que a mesma pessoa seja iluminada em diferentes lugares do enquadramento propiciando uma múltipla exposição.
Com criatividade e imaginação, pode-se chegar a outros resultados e experimentar outras fontes de luz como isqueiros, laser point, luzes coloridas, etc.
http://farm6.static.flickr.com/5069/5633264508_85a7f6eebc.jpg
ResponderExcluirUsei o meu flash e o flash estrobo lateral da casa de shows para fazer essas duas imagens. Seguem os exifs:
Câmera Canon EOS Kiss F
Exposição 0.6
Abertura f/5.0
Distância focal 110 mm
ISO 800
Compensação de exposição 0 EV
Flash On, Fired